quarta-feira, 18 de maio de 2011

Software Social

Considera-se que o software social é tudo o que proporciona a transmissão, interacção e partilha de conhecimento, numa vertente social, potencializando as qualidades humanas, ou seja: é a própria rede social. Assim, alguns dos exemplos mais comuns de software social são (entre outros) os blogues, os wikis, os fóruns ou até a wikipédia.
Estudos de Owen e colegas (2006) demonstram que o software social origina diversas mudanças no seio funcional da sociedade ao acentuar a interacção entre os utilizadores esbatendo, assim, o isolamento e a competitividade, tão características dos métodos de aprendizagem tradicionais. Desta forma, nas redes sociais o todo (todo o grupo) beneficia com a participação da parte (de cada utilizador) uma vez que estas dão azo a uma maior “colaboração, cooperação e suporte mútuo” entre cada um, reflectindo-se no grupo em geral.
Cada um tem a possibilidade de procurar os assuntos de seu interesse, consoante os seus gostos e necessidades, e de assim pertencer às redes com as quais mais e melhor se identificam. Assim, pelo facto de cada um poder aprender o que quer e com quem quer, promove-se o gosto e a motivação pela aprendizagem, criando-se laços de confiança e apoio entre todos, nas tarefas de aprendizagem.
Como em tudo, também neste assunto, nem tudo “são rosas”, ocorrendo alguns aspectos de menor agrado perante alguns estudiosos, como o facto de, ao contrário dos grupos tradicionais, nem todos terem acesso a determinada rede social. A exclusividade de algumas redes faz com que se rejeite uma das principais características dos conteúdos WEB, a livre acessibilidade à informação. Outro aspecto menos agradável prende-se com o facilitismo em criar redes sociais, como por exemplo blogs, fóruns de discussão, etc. que rapidamente são abandonados pelos seus usuários, sobrecarregando, escusadamente, a WWW e deixando ao abandono informação que rapidamente poderá tornar-se “obsoleta”.

Bibliografia
: Patrick J. Fahy, traduzido por Maria Francisco, Paulo Sopa, Catarina Oliveira, Liliana Vidal e Maria Clara Pereira;  "As características dos meios de aprendizagem interactiva ONLINE"; Athabasca University; Texto C (disponível na plataforma)

   




Sem comentários:

Enviar um comentário